Nos links abaixo, podemos ter acesso à duas publicações feitas pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). A primeira é uma história em quadrinhos, do Programa Antártico Brasileiro, que trabalha um pouco da história da Antártica e das pesquisas que são desenvolvidas e também mostra a Estação Antártica Brasileiras Comandante Ferraz. No segundo link, podemos encontrar o livro que faz parte da Coleção Explorando o Ensino (volume 9) do Ministério da Educação, que trata especificamente do continente antártico.
O blog tem por objetivos o diálogo e a troca de experiências entre pessoas que se interessam pelas mudanças climáticas e o degelo da criosfera.
26 de outubro de 2010
20 de outubro de 2010
Geleiras de montanhas

18 de outubro de 2010
Seria o fim do buraco na camada de Ozônio?
A reportagem encontrada no link abaixo, revela que a Camada de Ozônio que protege a Terra dos raios ultravioleta teria parado de deterriorar e estaria se regenerando. Isso demonstra que o Protocolo de Montreal, que banil o uso de CFC, foi bem sucessido. Além disso, alguns cientistas estão estudando a relação entre a degradação da camada de ozônio e as mudanças climaticas.
15 de outubro de 2010
Utilização de figuras relacionadas a criosfera.
Além dos experimentos, quando possível , utilizamos nas escolas imagens exibidas através de apresentação de slides. A partir das figuras, são feitos questionamentos possibilitando dialogarmos com os educandos, iniciando com a formação, deslizamento e localização das geleiras, relacionando com o ciclo da água, o aumento do efeito-estufa e trazendo algumas consequencias do derretimento acelerado da criosfera.
Este material esta disponivel em: http://www.4shared.com/document/Dbp6mmm9/slides.html
5 de outubro de 2010
Principal responsável pelo aumento do nível do oceano
Esta reportagem esclarece o papel do degelo dos topos das montanhas como principal responsável pelo aumento do nível das águas dos oceanos, pois o derretimento do gelo da Antártica e da Groelândia ocorre em um ritmo menor.
No caso da Antártica, o derretimento equivale a menos de 1% do Continente Antártico ocorrendo nas periferias e principalmente na Peninsula Antártica.
Link Abaixo:
No caso da Antártica, o derretimento equivale a menos de 1% do Continente Antártico ocorrendo nas periferias e principalmente na Peninsula Antártica.
Link Abaixo:
http://www.ecodebate.com.br/2010/07/29/para-glaciologo-degelo-em-montanhas-e-principal-causa-do-aumento-do-nivel-dos-oceanos/
Assinar:
Postagens (Atom)