Essa reportagem mostra que em uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, cientistas descobriram que o manto de gelo não cresce apenas pelo acúmulo de neve, mas também pela água acumulada no fundo, responsável por quase metade da espessura do gelo. Link a baixo.
O blog tem por objetivos o diálogo e a troca de experiências entre pessoas que se interessam pelas mudanças climáticas e o degelo da criosfera.
14 de março de 2011
25 de fevereiro de 2011
Impactos na água potavel!
Nessa entrevista o glaciólogo Jeferson Simões deixa claro que apesar do gelo do Ártico, lançado ao mar, não contribuir para o aumento do nível do mar, ele pode ocasionar perda de parte dos recursos de água potavel. Além disso, ele explica que o derretimento desse mar congelado afeta a circulação oceanica e atmosférica naquela região e que isso ocasiona mudanças no clima de todo o planeta.
18 de fevereiro de 2011
O aumento do ritmo de fusão das geleiras poderia estar retardando o seu deslizamento?
Esta noticia mostra que estudos feitos na Groelândia sugerem que o aumento do derretimento na superficie podem não alterar a taxa de deslizamento da geleira. O estudo foi realizado a partir de dados de radar do satélite ERS-1 e baseou-se em seis geleiras terrestres do sudoeste da Groenândia. O artigo contendo todas as informações foi publicado na Revista Nature na primeira semana de fevereiro de 2011.
Assinar:
Comentários (Atom)